top of page

ALOJAMENTO

O tipo de alojamento a ser escolhido é uma decisão que deve ser tomada levando em conta a disponibilidade de espaço, facilidades de manejo e o bem-estar dos animais. O alojamento ainda pode se individual, em pares ou grupos e, dentro desses tipos, podemos encontrar: o alojamento individual em “casinhas”, individual – preso a uma corda, individual – dentro de um galpão, individual ao ar livre e alojamento coletivo em galpões ou ao ar livre.

A prática padrão na criação de gado leiteiro é separar o bezerro de sua mãe imediatamente após o nascimento, criando a bezerra em baias individuais durante o período de aleitamento. No entanto, na natureza e em sistemas de corte extensivo, o bezerro vive em um ambiente social complexo. O isolamento social durante a infância tem sido associado com efeitos negativos em várias espécies, incluindo o desenvolvimento de comportamentos anormais e problemas de desenvolvimento cognitivo e social nos bezerros.

Os melhores cuidados são os dados pela mãe. Se vamos criar o bezerro artificialmente, cuidemos de seu bem-estar.

Embora não possa ser recomendado para todos os tipos de produtores sem uma avaliação minuciosa de cada caso, para muitas granjas o alojamento em grupo, com acesso ao pasto, em sistemas bem manejados, é uma alternativa de alojamento que estimula o desenvolvimento ruminal precoce e o comportamento de pastejo, permite o contato social e o desenvolvimento de comportamentos naturais, resultando em elevados padrões de saúde e de bem-estar.

A presença de membros da mesma espécie reduz as reações comportamentais à separação social. Quando alojados em grupo, os bezerros se tornam menos medrosos e mais dominantes ao serem misturados em grupos mais tarde na vida. As brincadeiras, que são de grande importância para o bem-estar do animal, também são mais frequentes durante a fase de aleitamento em bezerros providos de contato social e espaço.

Muitos produtores e técnicos preferem alojamento individual pensando em evitar alguns problemas decorrentes do alojamento em grupo, como a sugação cruzada, e o aumento na competição, na agressão e na incidência de doenças Entretanto, quando os sistemas são bem manejados os problemas em relação às doenças são atenuados, já que normalmente estão associados a grandes grupos de bezerros e, principalmente, a níveis de higiene mais baixos do que aos sistemas de alojamento individuais. A opção pela criação individual para muitos produtores está ligada à percepção de maior facilidade de limpeza e cuidados dos bezerros. No entanto, mesmo em sistemas individuais os níveis de higiene desses alojamentos muitas vezes são baixos e os bezerros recebem muitas vezes leite no balde e apresentam diarreia.

O alojamento em grupo traz diversos benefícios para o bezerro e, consequentemente, para o produtor: melhora o ganho de peso antes e depois do desaleitamento, facilita o início da ingestão de novos alimentos e reduz a neofobia alimentar (rejeição de alimentos desconhecidos) em relação a bezerros criados individualmente. Isso ocorre porque o contato social com outros bezerros estimula os animais a explorarem o ambiente e o comportamento de pastejo ocorre mais cedo, o que estimula um desenvolvimento ruminal precoce. Outros benefícios notados em bezerros alojados em grupos são o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivos. Isso pode ter repercussões após o desaleitamento, quando as bezerras são alojadas em grupo e enfrentam elementos novos do ambiente, como comedouros e bebedouros em casos de alojamentos confinados, ou todos os elementos mais complexos de uma paisagem em criações a pasto. Embora não haja muitos estudos explorando efeitos a médio e longo prazo do alojamento no período inicial no desenvolvimento das novilhas, é possível especular que os efeitos no desenvolvimento social e cognitivo possam se refletir na relação com seres humanos e na aprendizagem de regras, como por exemplo aquelas associadas à rotina da ordenha.

Em contraste, o alojamento individual de bezerras durante o período de aleitamento está associado à redução do bem-estar, pois impossibilita o contato social e restringe a movimentação dos animais. Esse tipo de alojamento tem sido muito criticado devido às consequências do isolamento social na vida adulta desses bezerros. Algumas pesquisas têm mostrando que bezerros separados de suas mães logo após o nascimento e criados em isolamento podem ter as suas habilidades sociais deficientes, e déficits cognitivos específicos.

Desenvolvido por leta.ufsc.br

  • w-facebook

CONECTE-SE CONOSCO:​​

  • w-rss
  • w-vimeo
  • w-youtube

ESCREVA PARA NÓS:​

ufsc.bemestar@gmail.com

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural

 

Rodovia Admar Gonzaga, 1346

Itacorubi -- Florianópolis -- SC -- Brasil

CEP: 88034-001

ENDEREÇO

Visitantes

bottom of page