top of page

SANIDADE

Diarreia e doenças respiratórias são as principais causas de mortalidade de bezerros, realize ações preventivas contra essas enfermidades.

Abaixo constam as doenças mais comuns que acometem os bezerros, com uma descrição da condição, informações sobre prevenção e controle, tratamento e boas práticas.

DIARREIAS VIRAIS E BACTERIANAS EM BEZERROS

A diarreia é uma das doenças mais comuns relatadas em bezerros de até 3 meses de idade e é uma condição que pode ser causada por muitos fatores diferentes, podendo ter graves implicações financeiras e de bem-estar animal. Estima-se que 50% da mortalidade de bezerros em rebanhos leiteiros seja causada por diarreia aguda no período pré-desmame.

Os fatores de risco não específicos mais importantes para a diarreia de bezerro estão relacionados à baixa imunidade, ao nível de exposição à infecção e à alimentação.

BAIXA IMUNIDADE

Muitos bezerros não adquirem anticorpos suficientes durante as primeiras horas de vida e esse é provavelmente o maior fator de risco para diarreia de bezerro durante as primeiras semanas de vida. As principais razões para a má transferência da imunidade passiva da vaca para o bezerro estão ligadas a baixos níveis de anticorpos no leite da vaca, porque:

- A vaca não ficou seca o tempo suficiente sem parir (mínimo 4 semanas)
- A vaca é jovem (vacas de primeira e segunda cria têm significativamente menos anticorpos no colostro do que vacas de cria mais elevada)
- Ingestão inadequada de colostro: um estudo mostrou que até 42% dos bezerros deixados com suas mães por 24 horas não conseguiram sugar quantidades adequadas de colostro.

- Absorção inadequada de anticorpos pelo intestino do bezerro -- devido ao colostro de qualidade insuficiente ou quantidade ingerida, ou devido a ser ingerida muito tarde. Vinte e quatro horas após o nascimento já não ocorre absorção dos anticorpos pelo intestino, mas a redução da absorção do anticorpo é gradual e começa às 2 horas após o nascimento.

Devido ao seu sistema imunológico imaturo, um bezerro recém-nascido é vulnerável à infecção. Os principais fatores de risco que aumentam a exposição à infecção e diminuem ainda mais o mecanismo de defesa dentro do bezerro no início da vida são:

- Má higiene e superlotação nas instalações de parição
- Má higiene e má higiene alimentar
- Alta umidade relativa

EXPOSIÇÃO AOS AGENTES INFECCIOSOS

Diarreia de bezerros e agentes infecciosos

Embora os agentes infecciosos sejam fatores importantes no desenvolvimento da diarreia de bezerros, muitos deles (por exemplo, corona, rotavírus e Cryptosporidium) estão frequentemente presentes em animais saudáveis ​​e no seu ambiente sem causar doença evidente. Outros agentes infecciosos (por exemplo E. coli, Salmonella spp.) estão normalmente ausentes, mas, quando introduzidos no ambiente, tendem a causar um surto de diarreia. No caso de úlceras causadas por distúrbios digestivos, os agentes infecciosos não têm nenhum papel.

A maioria dos casos de diarreia de bezerros é causada por infecções mistas, onde mais de um dos agentes patogênicos está presente.

ALIMENTAÇÃO

As perdas causadas por distúrbios digestivos em bezerros são comuns em bezerros alimentados artificialmente. Alimentação irregular, alterações na temperatura do leite substituto ou leite integral e bezerros estressados são todos fatores de risco para este tipo de diarreia de bezerro.

Posicionamento incorreto de baldes ou tetas artificiais também podem causar distúrbios digestivos, levando à diarreia.

As diarreias causadas por uma alimentação inadequada com pouco fornecimento de leite ou sucedâneo de má qualidade podem causar graves problemas de longo prazo.

DOENÇA RESPIRATÓRIA BOVINA (DRB)

A Doença Respiratória Bovina (DRB) é uma importante doença de bezerros que pode levar à redução de ganho de peso e diminuição da produtividade. O diagnóstico de campo é um importante aliado para o controle e o tratamento da DRB. O sistema clínico de pontuação da Califórnia baseia-se na presença ou ausência de seis sinais clínicos e a cada um atribui-se uma pontuação baseada no modelo abaixo.

Modificado de Aly et al. Animal Health Research Reviews. Cambridge University Press 2014

bottom of page