QUANDO e QUANTO: 3 a 4 litros (ou 10% do peso vivo) nas primeiras 2 horas após o nascimento. Repetir de 6 a 8 horas depois.
BOAS PRÁTICAS DE MANEJO
O colostro é a primeira secreção da glândula mamária após o parto.
É rico em gorduras, minerais e proteínas -- especialmente anticorpos.
É responsável pela transferência passiva de imunidade ao recém-nascido.
O desaleitamento deve ser progressivo. Reduza a quantidade de leite oferecida ao bezerro gradualmente aumentando a ingestão de sólidos para que o desenvolvimento ruminal seja ótimo.
Recomenda-se realizar a descorna o mais cedo possível, de preferência com uso de pasta caustica e a utilização de uma combinação de sedação para minimizar o estresse da contenção, e produtos analgésicos e anti-inflamatórios.
O alojamento pode ser individual ou coletivo, ao ar livre ou em locais fechados, nesta decisão deve-se levar em consideração que bezerros criados em grupo têm um desenvolvimento ótimo, apresentando-se mais espertos e consumindo mais alimento.
Doenças respiratórias e diarreia são as principais causas de mortalidade de bezerros. Existem ações preventivas simples que podem reduzir muito o número de bezerros perdidos por essas doenças.
Práticas de manejo de bezerros leiteiros que podem influenciar diretamente no seu bem-estar e, consequentemente, em sua saúde, produtividade, reprodução e longevidade.
Desaleitamento
Procedimentos dolorosos
Sanidade
Alojamento -- forma e local