top of page

COLOSTRO

 

O colostro é a primeira secreção da glândula mamária após o parto.

Ele é responsável pela transferência passiva de imunidade ao recém-nascido.

O bezerro nasce com um sistema imunológico imaturo. Para proteção contra qualquer infecção, um bezerro recém-nascido é dependente da ingestão de quantidades adequadas de colostro de boa qualidade, que irá conter anticorpos maternos durante as primeiras 24 horas de sua vida. Isso é conhecido como imunidade passiva.

 

O contato entre a vaca e o bezerro no início da lactação pode trazer várias vantagens para ambos. As primeiras mamadas aceleraram a involução do útero após o parto, reduzindo o risco de retenção de membranas fetais, além de reduzirem a quantidade de leite residual deixado no úbere da vaca reduzindo, assim, a incidência de mastite em vacas leiteiras. O contato com a mãe também pode favorecer o crescimento e a saúde dos bezerro, e reduzir comportamentos anormais.

Um ponto importante a ser levado em conta é que o contato com a mãe não assegura a ingestão do colostro, e é importante que ele seja administrado a todos os bezerros que não mamaram. Estima-se que mais de um terço dos bezerros não conseguem ingerir qualquer colostro da mãe durante as primeiras 6 horas após o nascimento, que é o período ideal de absorção de imunoglobulina (Gráfico 1).

Gráfico 1 - Absorção do colostro: quantidade fornecida X horas após o nascimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modificado de WATTIAUX, Michel A. Babcock Institute for Internacional Dairy Research and Development

Como consequência disso, os bezerros que são deixados para mamar o colostro da vaca correm maior risco de falha de transferência passiva (definida como uma concentração de imunoglobulinas circulantes abaixo de 10,0 g / L, do que os bezerros que recebem quantidades conhecidas de colostro.

Apesar da reconhecida importância da ingestão de colostro pelo bezerro recém-nascido para a sua saúde e sobrevivência, é necessário criar estratégias de manejo práticas e efetivas para assegurar a imunização ideal em bezerros leiteiros. Além de seus efeitos conhecidos sobre a imunidade passiva, o colostro também estimula a maturação e função do trato gastrintestinal em bezerros recém-nascidos, aumentando a capacidade de absorção do trato gastrointestinal. A ingestão inadequada de colostro leva a um aumento da mortalidade e de doenças respiratórias e diarreia, as maiores causas de mortalidade e que reduzem o bem-estar de bezerros.

Desenvolvido por leta.ufsc.br

  • w-facebook

CONECTE-SE CONOSCO:​​

  • w-rss
  • w-vimeo
  • w-youtube

ESCREVA PARA NÓS:​

ufsc.bemestar@gmail.com

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural

 

Rodovia Admar Gonzaga, 1346

Itacorubi -- Florianópolis -- SC -- Brasil

CEP: 88034-001

ENDEREÇO

Visitantes

bottom of page