top of page

DESALEITAMENTO

O desaleitamento de bezerros ocorre geralmente antes do tempo natural e pode apresentar problemas significativos de bem-estar animal se não for bem manejado. A retirada do leite dos bezerros alimentados artificialmente desde o nascimento ou mesmo naqueles bezerros criados pela mãe ou por uma vaca ama, deve ser realizado cuidadosamente. Esse é um momento crítico em relação à produtividade, já que os bezerros muitas vezes sofrem um severo baque no processo de crescimento quando são desaleitados abruptamente, sem permitir uma adequada transição para a dieta sólida.

 Um manejo alimentar que permita uma transição gradual do aleitamento para a alimentação sólida plena é vital para o sucesso da criação de bezerros leiteiros. O método de desmame ou desaleitamento influencia fortemente o consumo de alimentos sólidos, o desenvolvimento ruminal e a taxa de crescimento dos bezerros, proporcionando maiores quantidades de leite. O desaleitamento gradual estimula a ingestão inicial durante o período de pré-desmame. Tanto a idade de desaleitamento como a sua duração do desaleitamento influenciam este consumo. O fornecimento de alimentos sólidos durante o processo de aleitamento e desaleitamento contribui para o desenvolvimento ruminal, permitindo maior ingestão inicial e ganho de peso corporal após o desaleitamento.

Desenvolvimento do rúmen do nascimento até a maturidade. A ingestão de sólidos favorece o desenvolvimento ruminal do bezerro.

bottom of page